sábado, 19 de maio de 2007

Hidrografia:

Granada

( Não foi encontrado a hidrografia de Granada.)


Hidrografia de Andaluzia (Uma de sua provícias é Granada)

O maior rio da Andalucía é o Guadalquivir (657 km), nasce na
serra de Cazorla (Jaén), passa pelas cidades de Córdoba e Sevilha, e desemboca em Sanlúcar de Barrameda (Cádiz). Outros rios importantes: Guadiana, Odiel-Tinto e Guadalete-Barbate.












(Situación de Sierra Nevada )




Uruguai





O solo do Uruguai caracteriza-se por ser levemente ondulado não
apresentando montanhas muito elevadas nem planícies muito amplas, dominando a "penillanura" (zonas originadas por erosões sobre uma área da superfície terrestre resultante do final de um ciclo erosivo completo), o que permite percorrê-lo em sua totalidade, sem oferecer obstáculos.
A seus territórios mais salientes são chamados "cuchillas" (coxilhas) pela sua função de cortar as águas que correm. Destacam-se embelezando a paisagem, uma sucessão de morros e serranias ,marcando o morro "Catedral", com 514m de altura, o ponto culminante do território. Seguido pelo morro "de las Ánimas" com 501m, localizado nas serras do mesmo nome. De interesse turístico existem os morros: "de Montevidéu", "de Arequita" no município de Lavalleja, "o Pão de açúcar" no município de Maldonado, etc.





A rede fluvial é densa e rica, o território uruguaio é percorrido por grandes rios pertencentes à vertente atlântica, distinguindo-se quatro importantes bacias hidrográficas: a do rio de la Plata, a do rio Uruguai, a da lagoa Merim e a do Rio Negro. Parece óbvio assinalar a importância destes rios e seus afluentes como vias de comunicação, administradores de água potável e geradores, através das grandes represas de energia que requer o país.